Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


sábado, 8 de janeiro de 2011

Registros do coordenador

Há tempos eu tento anexar documentações que utilizo no dia a dia. Porém, mesmo tendo buscado faltou tempo. Não consegui resposta sobre como anexar arquivos neste espaço, pois mesmo nos arquivos ao lado, há limite para exposição. Encontrei portanto, como alternativa, o scanner. Quem não tem cão, caça com gato...

1. Registro de acompanhamento pelo coordenador
Pessoal envolvido: Coordenador e professor



 Utilizo este documento para formalizar as visitas em sala. Este é padrão da Secretaria da Educação.

 2. Organização do próprio trabalho (coordenador)
Pessoal envolvido: Coordenador e diretor (quando há efetiva participação, o supervisor também está envlovido)
O calendário seguinte norteou meu planejamento das reuniões de HTPC. Houve reunião apenas um dia na semana (tarde e noite) então, separei todas as 2ªs feira e montei os meses do ano. Note que dediquei dias para formação, organização de eventos e documentações e prováveis interpéries. Solicitei a participação dos professores em enquete feita sobre quais temas tinham interesse em abordar e eis o calendário. Ah, a característica de um planejamento foi considerada: flexibilidade. Nem todos os temas planejados foram cumpridos e um, por exemplo que senti necessidade foi inserido: Limites na infância.

3. Informação do desenvolvimento do aluno à família
Pessoal envolvido: Família, professor e coordenador

Julgamos importante estabelecer um canal mais completo entre escola e família sobre o desenvolvimento do aluno, utilizando o boletim como recurso. Pessoalmente, este ano eu simplificaria um pouco, tive a impressão que o preenchimento do boletim ficou um pouco automático. O aluno que apontou apropriação do conhecimento recebeu SIM em todos os ítens e o contrário, praticamente recebeu NÃO em quase em todos estes mesmos ítens. O que valeu foi o espaço para observação. Outro aspecto foi que, diferenciando do que estava acostumada na EMEF, imprimi o boletim apenas para o semestre, ou seja, no segundo tive que fazê-lo novamente e, para efeito de acompanhamento pelos pais, quem não guardou o boletim anterior não sequenciou o desenvolvimento do filho. Portanto, faria um boletim anual. Na EMEI os boletins foram preenchidos apenas no final do semestre e não bimestralmente como de costume (as professoras me matariam se inicialmente eu solicitasse assim). Para este ano, solicitarei que seja feito desta maneira a fim de acompanhar em menor espaço de tempo além de não entregar ao responsável para levar embora e sim, assinar no dia da reunião).
Esta é a capa. Ficou como um caderno pequeno. A folha A4 dobrada sendo que, para que o aluno fosse envolvido no processo, deixamos um espaço na frente para que desenhasse. Teve professora que, com a maior paciência e comprometimento deixou o aluno desenhar. Outra já fez uma colagem fora com intuito de decorar a capa sendo que os alunos tinham consciência da finalidade desta atividade. Já outra, apenas imprimiu um desenho colorido e colou por conta própria na capa. É, a educação dá trabalho...

Um comentário:

  1. Por está iniciando agora a coordenação de escola, estava necessitando de algumas sugestões de como me organizar e seus modelos ficaram ótimos! O que é bom tem que ser divulgado! Obrigada!

    ResponderExcluir