Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Início de ano

Enfim recebemos as professoras. Na verdade, rememorei as recepções que tive e procurei, junto de minha equipe, oferecer o melhor. Pela manhã, houve a atribuição de salas, um café gostoso e a apreciação de parte dos materiais adquiridos com a verba recebida para a E.M.E.I.. Estamos no aguardo de outros como circuito, túnel e blocos lógicos. Estou cheia de planos para este ano. Percebi que as professoras também, idealizando projetos, organização das salas ou outros. Recebemos duas professoras através da remoção. Espero que se adaptem e tenham, junto de nós, um ano de sucesso! Após a tribuição, conclui a identificação de 27 títulos de autores como Tatiana Belinky (eu adoro suas obras, especialmente: Um caldeirão de poemas I), Eliardo e Mary França, Ruth Rocha e Elias José. Depois fui à SEDUC entregar o saldo de sala para atribuição. Portanto, esperamos ainda por uma professora. A tarde conferi algumas listas piloto (nome próprio e data de aniversário) a fim de evitar os problemas como apropriação pelo aluno da escrita incorreta do nome e aluno com idade não correspondente à turma. Estamos organizando os kits com material para as professoras e educadoras e espero que elas gostem pois a bolsa e o caderno de registros são personalizados. Chique, não? Comecei a organizar o cronograma de ações para a próxima semana e assim vou vivendo. Preciso organizar meu horário de trabalho visando o equilíbrio entre nós da equipe técnica.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O retorno

Hoje voltei a trabalhar. Como é bom rever as pessoas atuando e as coisas fluindo positivamente. Fui bem recebida, termômetro de meu trabalho. Maravilha. Fiquei feliz com as reformas e, especialmente com a casinha de bonecas, que na verdade, é uma casona! As crianças vão amar! Agora, falta din din para fazer a parede de escalada, mas assim que possível, faremos. Tivemos uma reunião de equipe técnica um pouco extensa, tendo em vista nossos planos para este ano! Apresentei meu trabalho desenvolvido para a semana de planejamento e percebi que foi importante, pois afinamos algumas idéias. A dir. e minha companheira de coordenação reuniram-se na hora do almoço com as professoras do C.E.I. a fim de projetar uma festa de carnaval para arrecadar verba. Gostei da idéia, mesmo porque ainda estamos no início doa ano e a E.M.E.I. com crianças voltará apenas no dia 18, semana em que será feita a entrevista com pais. Ou seja, seria uma oportunidade para arrecadarmos fundos para alguns reparos (até então a verba de 200 reais ainda não tinha sido liberada) e material de papelaria. Por fim, devido ao feriadão de carnaval, a equipe resolveu deixar para o início de março, pensando já na páscoa. Nossa, daqui a pouco começa a correria! A tarde, comprei umas cantoneiras, parafusos e buchas e pedi a um funcionário para pregar na sala onde divido com os professores para organizar os materiais adquiridos com a verba pleiteada pela E.M.E.I., objetivando a exposição e organização dos materiais. Elaborei um caderno para controle e espero que o material realmente seja utilizado com cuidado e entusiasmo pelos professores e alunos. A sala ficou muito tempo fechada e não estava muito agradável, mesmo porque, enquanto estive fora, despejaram nesta (né D?) um monte de livros velhos e os cadernos dos alunos que não levaram no fim do ano passado, que eu havia pedido para ligar para que os pais buscassem, estavam amontoados sobre o armário. Pedi para tirar tudo e ligar para os responsáveis buscarem, inclusive o material dos alunos que foram para outra escola. Tem material que dá para ser aproveitado, preciso favorecer isso! Enfim, terminei o dia buscando a bolsa que pedi para personalizar para os professores e ainda não ficou pronta. A loja alegou que o sistema de dados estava fora do ar e não deu para organizar o silk. Espero que fiquem prontas amanhã! Porque tudo tem que ser tão trabalhoso? Para finalizar o dia, trouxe o Plano de Gestão de minha escola para dar uma estudada. Ah! Assim que possível vou postar minhas idéias e pautas sobre a semana de planejamento e revisão do plano. Abç02/02/10

Férias reflexivas

Olá! Confesso que minha vontade me inclina a registrar com mais freqüência. Mas, como afirmei anteriormente, neste momento gozo férias e meus filhos precisam de atenção. Passear de bike na pracinha (Se é que posso chamá-la assim. Foi construída no início do ano passado, no meio do ano já reformaram e agora já afundou o chão, inclusive do coreto que nela há, além de estar cheio de mato ao redor.), visitar e ALMOÇAR (delícia!) na casa da vovó, fiscalizar a diversão com pipas (ô brinquedo que suscita confusão!), levar as crianças e seus amigos à praia, manter a ordem da casa, zelar pelo uniforme de trabalho de meu marido, além de outros, impediram-me o registro. Não importa! O fato é que nos intervalos consegui terminar a leitura do II Módulo do Progestão (obrigada RB), que fez-me rememorar tanto as gestões por quem passei como a que participo agora. Obviamente não podia mensurar a dimensão da complexidade de uma gestão democrática com vistas a fortalecer a cultura de participação envolvendo a comunidade local. Humildemente, a necessidade de participação pela comunidade de forma ativa dentro da escola dissipou meu preconceito teórico. Basta saber como aplicá-lo. Bom, mas como encoraja Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas, citado neste módulo do Progestão, “a cabeça da gente é uma só, e as coisas que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para total.” Enfim... planejei várias pautas, documentos, idéias e ações sobre os primeiros dias e as organizei para discutir com a equipe. Na medida em que trabalhei informalmente e domesticamente, também coloquei em prática o que idealizei como material visual: uma bolsa personalizada que os professores receberão, recheada por um kit pedagógico. A verdade é que, decorrente da ansiedade que toma conta de todos nós professores, a expectativa da remoção/atribuição/acolhimento de professor/aluno na escola, percebi a necessidade de instrumentalizar minha prática de modo propedêutico a fim de não deixar a desejar. Ah! Já deu pra perceber que o conflito comigo mesma já passou. Em conversa com minha amiga MS, a relação simbiótica (modéstia a parte) estabelecida com meu trabalho me confortou! Como é bom ter amizade com pessoas estruturadas! Recomendo que todos sejam felizes assim como eu, ao realizar seu trabalho. Até mais... 25/01