Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Espinhos da Coordenação II

Quando ainda estava em sala de aula afirmava com convicção que eu nunca assumiria um cargo designado, dada uma característica que percebi sobrepujar em alguns profissionais na coordenação, vice e direção: a sujeição à ordens, mesmo que fossem contrárias aos princípios éticos ou pessoais. Esta característica apontava uma negatividade fazendo com que eu criasse um ranso em relação a cargos, mesmo tendo outros exemplos positivos, ou seja, generalizei a situação. Hoje, percebo que por vezes somos obrigados a fazer vistas grossas para não viver em desarmonia e, por ter alguma esperança de que as coisas melhorem, mesmo que, pensando racionalmente, saibamos que a situação não vai mudar. Por ética, não posso expor situações particulares neste espaço como gostaria. Neste sentido, estabeleço uma linha tênue entre censura e ética. Obviamente que, se fosse uma situação de corrupção, ilegalidade ou outro, tampouco citaria o assunto. Acredito que palavras como: CORPORATIVISMO, CONVENIÊNCIA e FALTA DE COMPROMETIMENTO definem bem o motivo de minha indignação. Haveria um atenuante se houvesse alguém para compartilhar anseios, mas quem vai querer ouvir reclamações profisionais sem tomar partido? Ou ainda, quando a equipe gestora até concorda, porém não une forças por saber que a "corda sempre arrebenta do lado mais fraco" a falta de motivação sobressai. Neste caso, a pergunta que não quer calar: Enquanto líderes precisamos motivar a equipe. Por quê a equipe docente apenas cobra mas não se lembra de  motivar o chefe?

domingo, 3 de outubro de 2010

Final de bimestre

Durante a semana, além de fazer compras de brinquedos e tecidos na 25 (nunca passei tão mal...), chamei os professores individualmente para devolutiva do conselho (avaliação processual para a E.I.) do bimestre anterior. Os professores tabulam a verificação  da escrita desenho e matemática, formalizam um breve relato sobre o desenvolvimento geral da turma, o encaminhamento dado ao trabalho e as possíveis soluções e encaminhamentos. Iniciei as visitas formais em sala, fizemos reunião sobre a formatura, semana crianças e rotina da equipe gestora, além de outros. Como afirmo em outro momento, acredito que uma das funções da coordenação é justamente inferir junto ao professor. 
Infelizmente não completarei a postagem, meu teclado está pavoroso. Minha paciência esgotou-se.