Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


Definição: Planos de Gestão, Curso e Ensino

1. PLANO DE GESTÃO
Contempla dentre outros, o histórico da escola, modalidades de ensino, projetos, planos de ensino por segmento. O Plano de Gestão é revisto anualmente para a reflexão dos pontos positivos e negativos, além de analisar a missão escolar, tendo como princípio a descoberta de prováveis problemas visualizando a solução do mesmo.
2.PLANO DE GESTÃO - Missão:
3. PLANO DE GESTÃO - Pontos positivos
4. PLANO DE GESTÃO - Pontos negativos

5. PLANO DE CURSO
Estabelece as metodologias para as modalidades de ensino (LDB, PCN’s, Referenciais para a Educação Infantil...). Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

6. Para construir é preciso organizar - PLANO DE ENSINO
Documento norteador do trabalho direto em sala de aula. Função principal: garantir a coerência entre as atividades que o professor faz com seus alunos e as aprendizagens que pretende proporcionar a eles. Durante sua elaboração, as condições iniciais dos alunos precisam ser consideradas para que esse planejamento fique o mais próximo possível de sua realização. O plano de ensino deve considerar os valores, os saberes e as experiências práticas que eles possuem, selecionando e organizando os conteúdos de ensino coerentemente com essas condições. Contempla conteúdos, objetivos específicos e forma de avaliação. Outra função importante do Planejamento de Ensino é que ele seja a referência que o professor utiliza para avaliar continuamente o processo de ensino e aprendizagem, com o propósito de garantir as aprendizagens dos alunos naqueles conteúdos eleitos no planejamento. Sem planejamento é difícil dar conta do recado.
Uma característica importante do planejamento é a flexibilidade. Nenhum planejamento deve ser uma camisa-de-força para o professor. Existem situações da vida dos alunos, da escola, do município, do país e do mundo que não podem ser desprezadas no cotidiano escolar e, por vezes, elas têm tamanha importância que justificam por si adequações no Plano do Ensino. 

As grandes mudanças exigem também o esforço contínuo, solidário e paciente das pequenas ações.
Moacir Gadotti