Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ler é meu prazer

Minha intensão em publicar esta postagem é apontar minha insatisfação pela falta de tempo para ler com maior intensidade. Necessito dividir meu tempo entre meu trabalho e minha família. Quando inicio uma leitura, sinto-me responsável por continuar a leitura até concluí-la. Ano passado iniciei a leitura do livro A fantástica história de Silvio Santos - não é que emperrei quando o assunto tornou-se muito técnico. Este ano, retomei a leiturado finl para o meio do livro. Foi mais interessante, embora eu não tenha prosseguido a leitura: alguém sabia que Silvio Santos descende da família do rei Davi? Isso mesmo, aquele da Bíblia. Pelo menos é o que afirma o jornalista que escreveu a obra. Fiz esta litura curiosa no HTPC. Foi interessante porque geralmente fazemos a leitura e debate de temas inerentes à educação. Então, vamos aos livros lidos recentemente por mim: As boas mulheres da China (documentário interessantíssimo sobre a vida de tais mulheres e seus sofrimentos perante uma sociedade interiorana presa à tradição chinesa extremamente machista e inescrupulosa), As mulheres de Cabul (relatos sobre as lutas vividas num país em constantes ataques de guerra), Labirintos do incesto - o relato de uma sobrevivente (abordagem: violência domética - física, sexual, psicológica. Moradora de Caraguatatuba expôs sua experiência amarga marcada pela negligência dos pais e de setores que deveriam proteger sua infância. História chocante!), O livreiro de Cabul (tradições e costumes paquistaneses muito estranhos à nossa cultura - agradável de se ler), Mar Profundo (romance água com açúcar). Estes títulos não referem-se diretamente à educação, o que tenho buscado dosar, sm o qual não embaso minha prática e somente com o qual, tornar-me-ei uma pessoa imcompleta.

domingo, 18 de julho de 2010

Trabalho no recesso

Enquanto professora não trabalhamos no recesso, embora possamos ser convocadas neste período. Já exercendo função gratificada, os dias são corridos. Foi o que aconteceu comigo: não é que passei a semana organizando a escola depois de dois dias de festa julina? O Boletim Informativo também foi concluído pois estava atrasado. Ô documento trabalhoso! Não podemos entregá-lo de qualquer maneira pois este dispõe sobre as ações administrativas e pedagógicas. Eu não queria deixar de registrar nada pois nosso trabalho congrega fazeres que se completam, consolidando a qualidade no atendimento em nossa escola. Há de ser lembrado que a qualidade foi fator decisivo para que eu matriculasse minha filha na unidade, tendo em vista que a escola que a mesma estudava é muito parecida com a atual, considerando o espaço exclusivo para  educação infantil. Não me arrependi, afinal sua presença sedimentou meu amor pela educação infantil!
Mas, há os ossos do ofício. Dentre as atribuições do coordenador pedagógico, há uma que ainda preciso aprimorar: a tolerância ao atender de forma demasiada a comunidade. É incrível, mas a escola serve de refúgio para as pessoas. Os assuntos são os mais variados: solicitações de mantimentos, medicamentos, dinheiro, matrícula, mediação de conflito, assuntos procedentes e improcedentes. Geralmente é a diretora que atende esse público, mas nessa semana ela estava de "folga" (acabou trabalhando bastante - coitada!). Eu gosto mesmo é de visitar as salas, conversar com as crianças, elaborar meus registros, articular com os funcionários as ações que colaboram para a qualidade pedagógica, dentre outros. Como não consgui colocar nada em dia, trouxe para casa. Portanto, minha folga não será tão folga assim. Não importa, o que vale é fazer o que se gosta!