Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


sábado, 27 de fevereiro de 2010

Intensivão

Segue uma lista das tarefas executadas por mim entre 4ª e 6ª feiras:

  • atendimento individual a pais pessoalmente ou via telefone (justificativas, pedidos de vagas, transferências, agendamento de entrevistas, atraso na entrada e saída - esse me incomoda profundamente!);

  • providência de materiais e documentação para as professoras (listas de materiais, fichas de entrevistas, retirada das crianças, uso da imagem, pastas, durex além de outros);

  • organização dos espaços;

  • acompanhamento no horário de entrada e saída da escola;

  • reunião entre a equipe técnica;

  • organização (junto à coord. do CEI) do cronograma de horários para uso da biblioteca, área do brinquedo (quero colocar fantasias lá...), casinha, projeto Cantando com a tia Ilza, pátio externo da EMEI, quadra e parque - Esse eu trouxe para terminar em casa. Que dificuldade adequar os horários de atividades aos de recreio, alimentação ou outro!;

  • registro da ata do HTPC e abertura de livro para arquivamento de documentos explorados nesta reunião;

  • organização do calendário de HTPC's 2010: planejamento de temas, dias e eventos;

  • entrega de documentação na SEDUC;

  • conclusão do relatório pedagógico 2009 - Enfim...

  • seleção de livros para estudo pessoal (encontrei quatro interessantes, só preciso me organizar para lê-los considerando que estou terminando a leitura e estudo do IQEI, PROGESTÃO - vol 2 e alguns textos soltos. Ah! Comprei um livro interessantíssimo que aborda o dia a dia das creches. Comecei a folheá-lo e ri com as crônicas - mais tarde farei a indicação);

  • marquei os passeios para 2010;

  • recebemos a fonoaudióloga e indicamos alunos para atendimento inicial;

  • apoiei o trabalho em sala de aula;

  • tomei bastante café! Esse é bom!
Já estou cansada só de lembrar! Que correria!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cortesia

Mil novecentos e pouco.
Se passava alguém na rua
sem lhe tirar o chapéu
Seu Inacinho lá do alto
de suas cãs e fenestra
nurmurava desolado
- Este mundo está perdido!
Agora que ninguém porta
nem lembrança de chapéu
e nada mais tem sentido,
que sorte seu Inacinho
já ter ido para o céu.


Comentário
Eram tantas formalidades que a infância ficava engessada às vontades adultas. E atualmente? Mudou alguma coisa? Particularmente me esforço para fazê-lo e favorecer que outros o façam.

Primeiro HTPC formal

Desde o dia 17 - 4ª feira de Cinzas pretendo registrar nossa reunião de equipe. Isso mesmo, enquanto todos descansavam, havia reunião na creche com os funcionários após o meio dia. Óbvio que a equipe técnica chegou pela manhã para organizar o evento. Portanto, feriado somente até terça. Hoje, uma semana depois, avalio meu estado físico. Céus! Estou cansada como se fosse sexta-feira. Talvez pela falta de costume em desenvolver o HTPC na segunda. Por satisfação, apreciei a reunião de ontem. A pauta planejada foi cumprida, sempre sendo direcionada pois um assunto puxa outro e se não retomar o principal, perdemos o fio da meada. Houve a participação das professoras, especialmente ao analisar a tabulação do aproveitamento pedagógico dos 3º e 4º bimestres de 2009. Analisamos as características inerentes ao plano de ensino conforme descrito em Documentação Pedagógica neste blog e na sequência, uma das professoras apresentou o rascunho do projeto Culinária que desenvolveremos na escola este ano. Estava bem completo e apenas algumas sugestões foram expressas pelas colegas. Hoje pela manhã, após levar minha filha na casa da avó e deixar meu filho na escola, segui para o trabalho.  Fiz a entrada da E.M.E.I., atendi algumas mães do C.E.I., conversei com algumas educadoras, distribuí tarefas e sentei para registrar a pauta do HTPC, analisar o projeto e dar a devolutiva à professora com algumas observações. Organizei alguns materiais pedagógicos, planejei algumas mudanças sobre o cronograma de horários para uso da casinha, área do brinquedo, parque, quadra, biblioteca, TV e  projeto de música (Este é super requisitado tanto pelas crianças como pelas professoras. Outro dia especifico melhor este trabalho). A equipe técnica sentou para trocar algumas informações, amarrando idéias e planejando outras para que o pedagógico seja desenvolvido com qualidade neste ano. Para finalizar o dia, após acompanhar a saída dos aluno da E.M.E.I., acompanhei a do C.E.I. pois a diretora e a outra coordenadora estavam em reunião de pais no centro comunitário. É, a escola não pára!