Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Documentação pedagógica

Preparei com dedicação a documentação pedagógica para o início deste ano letivo configurando ao meu modo utilizando panilhas, cabeçalhos e rodapés, brasão, fontes, bordas dentre outros. Ao postar tais documentações não encontrei estes recursos disponíveis no blog. Por exemplo, a matriz curricular que é organizada numa tabela, desconfigurou ao ser postada. Ou seja, a qualidade não é a mesma do trabalho organizado no word ou excel. Portanto há documentos que não pude postar e os que consegui não estão conforme os originais. Como estou construindo este blog na raça, assim que encontrar estes recursos farei a reestruturação.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fazendo a criança feliz!

Considerando que ontem não concluímos o que havíamos planejado, o fizemos hoje. A apreciação do PG (recursos físicos, materiais, pontos fortes e fracos e missão) foi positiva sendo que ao oportunizar tal documentação, debatermos as modificações e refletirmos sobre as mesmas avaliando as ações, pontuamos as necessidades para 2010, com vistas a efetivar o novo slogan da escola: Fazendo a criança feliz! O texto O direito da criança de Ruth Rocha (ver em Documentação Pedagógica), emerge na memória a vivacidade das brincadeiras que, em tempo tão remoto, ainda eram desenvolvidas. Hoje, por falta de segurança, espaço, tempo do responsável pela criança ou outro retratam o desconhecimento e consequente falta de desenvolvimento motor, cognitivo da criança. Neste sentido que, enquanto coordenadora, pretendo extrapolar as fronteiras da sala de aula, através de meus queridos professores, a fim de difundir a felicidade infantil além dos muros, quando fora destes nem todos usufruem deste bem. 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Reunião Pedagógica

Durante esta semana, as principais atividades são: a organização das salas para recebimento dos alunos, definição das turmas, listas de material, semana de entrevistas, orientações sobre documentação, definição dos cantinhos, regras de convívio, avaliação dos projetos e plano de gestão 2009, planejamento de ensino (minha maior preocupação), além de outros. Na verdade, tenho ficado até tarde da noite organizando algo no computador, já que os que tem na escola apressentam recursos limitados, além de não ter conexão com a net. Isto sim é um ponto negativo! Não gosto de apresentar nada mal feito/apresentado. Isto exige , às vezes, muito de mim. O que havíamos planejado para abordar neste dia, como os pontos fracos e fortes, missão e análise dos recursos físicos e materiais (Plano de Gestão 2009) ficou para amanhã. Conferimos as listas piloto, entreguei o material daqueles alunos cuja família nem se importou em pegar ano passado. Como pode! A prestação de contas da APM também ficou para amanhã e eu estou mmuito contente com o rumo que as coisas estão tomendo na escola. Observo que minha prática cada dia vai sendo enriquecida através da vivência, das observações e reflexões. Acredito que contribuí positivamente para a melhora de vários fatores na escola. Mas confesso, me vejo diferente de quando assumi a coordenação de uma E.M.E.I. dentro de um C.E.I. com realidade bem diferente da que estava acostumada. A verdade é que a educação infantil sempre é deixada em segundo plano. Espero que os rumos sejam outros neste ano. Penso que vontade não falta por parte da Secretaria da Educação. Quanto à este espaço, ando apanhando para configurá-lo à minha maneira, mas sei que a necessidade do registro  da memória humana é o que diferencia o homem do animal, como afirmava Vygotsky.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ô dia sem fim!

Nossa, que cansaço! Hoje comecei cedo e ainda estou trabalhando (23:15). Iniciei o dia na atribuição, resolvi algumas situações nos setores na SEDUC e direcionei-me à escola. Chegando, entreguei às professoras do C.E.I. o cronograma diferenciado de carnaval para esta semana, como havia me comprometido com minha colega coord.. Segui para a E.M.E.I. onde minhas colegas já tinham começado a organizar a sala, definido a turma para o respectivo professor, o dia do HTPC ou outro. Trouxe o calendário deste ano para darmos uma estudada, mas não definimos quase nada. Solicitei as listas de materiais para digitação, após o parecer da Secretaria. Fiquei de confirmar as datas para entrevista e o que deveria ser organizado para os dias 18 e 19. As professoras querem se organizar. Mas tem coisas que não depende da equipe técnica... Eu e outras coordenadoras da zona sul nos reunimos para tratarmos das pautas desta semana, a fim de integrar este segmento, "padronizando", de certa forma, as ações a serem adotadas, cada qua adequada à sua realidade. Saímos desta reunião com um cronograma elaborado em conjunto. Na verdade, este trabalho eu já havia feito e compartilhado com minha equipe. Maravilha, o que importa é que falemos uma só língua. Voltei à SEDUC buscar o material solicitado no memorando e este ainda não estava separado pois não havia sido autorizado. Veja só. Se tivesse ligado não teria perdido tempo! Às 7 da noite fui até o Teatro Mário Covas para prestigiar com minha presença a mostra sobre a tragetória de Mário Covas, patrono de nosso apresentável teatro. E, finalizando o dia, estou apanhando para estruturar este espaço, considerando meu analfabetismo tecnológico. Mas, como sou brasileira: Não desisto nunca! 

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ontem, sexta-feira

Concluindo a verificação da grafia dos nomes e datas de nascimento dos alunos da E.M.E.I., sentei com a coordenadora do C.E.I. para idealizarmos/refletirmos sobre algumas ações pedagógicas para este ano, cada qual com seu enfoque. O meu para a E.M.E.I. e o dela, para o C.E.I.. Durante a tarde, organizamos os kits a serem entregues na reunião de equipe e pedagógica às educadoras e professoras. A equipe técnica reuniu-se para tratar do horário de trabalho e das ações a serem executadas para a próxima semana. Neste momento pesquiso as ferramentas deste blog com a finalidade de enriquecê-lo e arquivar documentos como pautas, modelos e registro de ações a serem desenvolvidas.