Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


sábado, 6 de março de 2010

Tatiana Belinky

Lembrando da Tatiana quando li novamente o projeto que as meninas da E.M.E.I. decidiram fazer sobre culinária (só uma delas mostrou-me o trabalho - vou ficar de olho...). Este poema realmente é envolvente e "saboroso". Lembro quando o apresentava aos alunos e estes queriam ouví-lo duas, três vezes...

Que delícia!
Comida gostosa, ai que coisa louca, que só de pensar me dá água na boca!
Eu gosto de tudo o que pode dar
"Aquela" alegria ao meu paladar
Comida honesta, sigela e até meiga
Quem é que resiste a um pão com manteiga?!
Onívoro eu sou
Eu gosto de tudo
E pouco me importo em ser rechonchudo!
Das tetas da vaca eu tomo o leite
Tirado na hora é puro deleite!
O milho na espiga, ou memso em pamonha,
com coisas assim a gente até sonha!
A jabuticaba colhida no pé,
pretinha, lustrosa - que festa ela é!
E o rei chocolate, em barra ou bombom
quem não o conhece não sabe o que é bom!
Também me cai bem a rica linguiça,
fritinha e tostada, cheirosa e roliça!
E a pizza então - muita mussarela - tão apetitosa, tão, tão amarela!
Batata assada, com manteiga e sal - derrete na boca, prazer sem igual!
O meu paladar fica espicaçado
Gente! Como é bom um franguinho assado!
Só de pensar nele a língua eu estalo
Gostoso demais é um bife a cavalo!
Domingo cai bem a macarronada, no sábado - humm! Lá vai feijoada!
E tortas, panquecas, sorvete e pudim, e balas e bolos, delícias sem fim!
E mais maravilhas, mais mil gostosuras
de frutas, legumes (e até de verduras...)
Com tanto de bom para ser saboreado,
como é que alguém se faz de enfastiado?
Comer é legal! Demais! É glorioso!
(Não sei por que alguns me chamam de guloso!...)
Se a dor de barriga me pega de jeito - é o preço que eu pago:
Ai! Nada é perfeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário