Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


domingo, 14 de março de 2010

Bichos de jardim

Ao promover momentos em que as crianças podem, de forma autônoma, ampliar seu conhecimento através da interação, estimulamos sua criatividade, oportunizando-lhes situações desafiadoras em que estas colocam à prova suas estruturas mentais que, após confrontadas, ajustam-se aos novos saberes. Nós professores, que por vezes trabalhamos em dois períodos, chegamos em casa e organizamos a aula do próximo dia, articulamos nossa vida pessoal, cumprimos horários (tempo curto e trânsito complicado ensejam o stress), nem sempre nos damos conta da amplitude das peculiaridades infantis. Há uns seis anos, trabalhando com uma turma de primeiro ano (do ensino de oito), solicitei que listassem, após pesquisa de campo e exploração oral, nomes de bichos de jardim, a fim de verificar suas hipóteses sobre a escrita. Após recolher o material e passarmos para o trabalho com jogos matemáticos em grupo, orientei-lhes e iniciei minhas observações. De posse das atividades recolhidas, passei os olhos e minha atenção foi solicitada ao ler os nomes dos bichos de jardim que a aluna Beatriz havia registrado: onça, tigre, leão, girafa dentre outros. Nossa! Hoje analiso minha imprudência como aprendizado. Imediatamente localizei a aluna e perguntei à turma interrompendo suas hipóteses de resolução dos jogos matemáticos quais animais moravam no jardim que, prontamente responderam: joaninha, borboleta, minhoca, caramujo e tantos outros. Então, questionei à aluna em questão se a mesma já havia visto onça ou tigre no jardim (em meus pensamentos, um gramado com plantas diversas e pequenos animais camuflados). A resposta veio como um tapa em meu rosto: JARDIM ZOOLÓGICO, PROFESSORA! Imagine! Ela tinha muito mais vivência que minha negligente suposição! Aquele dia serviu para eu me auto analisar. Obviamente tomei muito mais cuidado ao expressar minhas conclusões e, de quebra, elogiei a atitude da aluna, retratando-me diante da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário