Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


sábado, 17 de setembro de 2011

Como posso provar que eu sou eu?

Precisei sacar um dindin no banco e por ultrapassar o valor no caixa eletrônico, enfrentei fila e, chegando a minha vez de ser atendida, recebi a notícia de que não poderia sacar porque minha assinatura não correspondia à assinatura registrada no momento da abertura da conta, há anos atrás. Fui encaminhada à agência matriz e a contragosto assim o fiz. Não é que nesta agência a assinatura também apresentou o mesmo problema mesmo verificando o CPF, o RG, conferindo minha face com a foto deste documento o caixa ainda não acreditou, é mole? Então, fiz uma pergunta que me intrigou: COMO POSSO PROVAR QUE EU SOU EU? Se os profissionais quisessem continuar com a insistência em não me permitir resgatar meu próprio suor, como poderia provar minha identidade já que documentos não foram suficientes para fazê-lo? Como poderia retirar uma máscara sem ao menos tê-la? Desesperadamente procurei uma solução: um DNA talvez? Alguém que me conheça e comprove minha identidade? Chamo a polícia? Quem poderá me defender? Chapolin Colorado? O caso foi parar na gerência que, sem mesmo deslocar-se do seu local ou levantar seu olhar para passar um raio X sobre a minha pessoa, autorizou a transação.

Já na pós graduação, como há filósofos entre nós, houve uma breve discussão sobre e o consenso foi o seguinte: Quem atribui à mim minha própria identidade é o outro. Ele sim pode afirmar se outro ser está ou não se passando por mim. Percebo que após passar pela fase de anomia, em que, mesmo vivendo num mundo repleto de regras, a criança não tem consciência da própria ação, pois o mundo gira em torno dela mesma, o caminho para a heteronomia, fase em que reconhece as regras, sabe como deve ou não se comportar, inicia sua independência e atinge a autonomia, apropriando-se dela gradativamente.

Continua...

2 comentários:

  1. Legal mas queria sabre outra opção que posso provar que sou eu ?

    ResponderExcluir
  2. você poderia dar outra opção porque preciso para amanhã

    ResponderExcluir