Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


domingo, 20 de junho de 2010

Você consegue identificar qual linha pedagógica é utilizada em sua escola?

Uma professora de minha escola fez a pergunta acima e eu não soube responder com firmeza. Como não fico satisfeita com situações incompletas, fui buscar a resposta. Num primeiro momento pensei em estudar sozinha. Depois conversando, resolvi estudar em HTPC e propus informalmente à outra professora que aceitou mas pensou melhor e afirmou não querer relembrar as aulas da faculdade, embora reconheça a necessidade em dominar as teorias de aprendizagem. Disse que preferia estudar assuntos que refletissem diretamente em sala de aula. Tudo bem. De qualquer forma eu precisava encontrar a resposta. Então vamos ao básico. Há duas linhas de pensamento:
*teóricos comportamentais= defendem que a criança aprende sobre condicionamento, como se pudesse ser programada a assimilar o conhecimento (lembra de Skiner?), são os behavioristas;
*teóricos cognitivistas (interacionistas)= defendem a criança como agente ativo, que interage com o meio fazendo uso de experiências prévias, reorganizando informações, refletindo e transformando o próprio conhecimento, ou seja, desenvolvendo a inteligência. A maturação biológica aliada à interação social e descoberta da afetividade favorecem o desenvolvimento cognitivo infantil. Neste sentido, apresento uma síntese bem enxuta a respeito dos representantes dessa linha:
*Piaget- (construtivismo psicogenético) a partir da interação com o mundo ao seu redor, a criança começa a atuar por meio de ações internas e externas modificando ativamente a a realidade;
*Vygotsky- através de interações sociais com o meio o conhecimento é internalizado e transformado. Em sua teoria  desenvolveu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é entendida como a distância entre o desenvolvimento real da criança e seu potencial. Nesse contexto, o profesor é o mediador entre conhecimento e criança.
*Wallon- propõe a ideia de que a construção da inteligência está intimamente relacionada ao desenvolvimento de nossa afetividade; ambas estão a serviço da construção de um ser humano afetivo, individual, concreto e social.
*Freinet- sua pedagogia é centrada na criança e baseia-se sobre alguns princípios: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade, julgamento pessoal, autonomia, expressão, criatividade, comunicação, reflexão individual e coletiva, afetividade. Muitos de seus conceitos tornaram-se tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar em seu nome, como é o caso das aulas-passeio, cantinhos pedagógicos, troca de correspondências entre escolas e outros.
*Montessori- sua pedagogia consiste em harmonizar a interação entre atividades motoras e sensoriais. Desenvolveu um método sobre o qual a criança, em sala de aula, fica livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas que já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu, como o material dourado, por exemplo.
Enfim, de forma muito resumida delineei algumas teorias e afirmo com convicção que a linha filosófica de aprendizagem abordada em nossa escola é a cognitivista. De posse da linha de ação de cada pensador citado, a equipe pedagógica pode estruturar estratégias a fim de atingir o planejado para a criança. Ou então, atribuir as estratégias utilizadas ao respectivo teórico.
Não identifico a fonte de pesquisa considerando serem anotações em meus cadernos de registro. Pois como afirmo, gosto de escrever há tempos e nesta anotação não tive o cuidado de identifcar a procedência.

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