Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


domingo, 2 de maio de 2010

Perfil profissional

Que diário mais atrasado, não? Final de bimestre é assim mesmo. Planilhas de verificação da escrita, do desenho e do raciocínio lógico, devolutiva de semanários, visitas em sala de aula e outras atividades que requerem concentração e demasiado tempo (o que tem faltado). Mas a finalidade de minha postagem hoje é a reflexão sobre a intervenção/orientação a partir de observações feitas em sala de aula pelo coordenador. Por meio de visitas formais ou informais mapeei trabalho do professor e tracei seu perfil. Para a Educação Infantil, considero imprescindível  o dinamismo na abordagem de conteúdos. Então, vamos à metáfora:
Topa tudo por dinheiro: trabalha de manhã até à noite e não esquenta a cabeça. Faz apenas o necessário e nada mais.
Aquecedor de cadeira: mesmo com o maternal, consegue ficar sentado o tempo todo.
Chupim: nunca tem idéias próprias, vive copiando as coisas do colega, inclusive os registros.
Bombril: é animado, amoroso e criativo, tem mil e uma utilidades.
Maluf: rouba mas faz. Obviamente adaptado: aquele que reclama mas faz. Nem sempre é maldoso, porém, dificulta o trabalho. Por vezes até colabora para o crescimento da equipe uma vez que a faz buscar respostas.
Ressentido: foi tirado de função designada e dando ou não conta de uma sala, não perde a oportunidade de criticar os novos colegas;
Sensato: tem consciência de sua obrigação, trabalha em paz, colabora e expressa opiniões e críticas construtivas.
Enfim, conforme o perfil do professor, necessito ter habilidade em abordar/intervir em seu trabalho, sem criticá-lo, apontando ações que poderão colaborar para o desenvolvimento estratégico pedagógico, atingindo a totalidade de alunos. Este equilíbrio é fundamental para que o coordenador não seja conivente com atitudes indolentes mas também, evite apenas criticar sem sugerir mudanças. Neste sentido, a auto avaliação do coordenador é imprescindível.

2 comentários:

  1. Adorei o perfil que vc traçou dos professores. É incrível como esses tipos têm em todas as escolas. Ano passado tive tanto problemas com uma "aquecedora de cadeira"... nem fala! Mas e aquele professor que vive no celular? Deixa o celular ligado na aula e quando não atende uma chamada(pq a escola proibiu), fica mandando e recebendo torpedos o tempo inteiro...

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  2. aquecedor de orelhas!!!!
    pior quando é um aquecedor de cadira, orelhas e junto um digitador de mensagens. KKKK
    existe, pior é isso!!! débora gil

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