Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


domingo, 17 de abril de 2011

Retomada

Quanto tempo... Estou ressentida por não ter tido tempo e concentração suficiente para postar minha prática profissional. Há dois meses minha vida pessoal deu uma reviravolta e ainda estou a enfrentar alguns turbilhões, mas o Deus que eu creio está comigo, posso confiar.
Bom, meu trabalho mudou um pouco o foco em relação à minha responsabilidade até o ano anterior como coordenadora de um centro de educação infantil. Na escola, o coordenador age de variadas formas, atendendo à inúmeras situações. Ele é polivalente. Hoje, trabalho quase exclusivamente com formação de professores, na secretaria da educação. A rotina é, de certa forma estática, pois não circulo como na escola. Entretanto, há muitas reuniões que visam subsidiar e fortalecer o trabalho na unidade escolar, sempre tendo como foco a qualidade do trabalho docente, resultando portanto, uma educação que permite à criança, ser feliz.
Somos, eu e minha colega de trabalho, responsáveis pela educação infantil, atendendo 180 professores desde o berçário até a 2ª fase. Nossa principal função é a fundamentação teórica e sua aplicabilidade em sala de aula. Veja, sendo nossa formação de tema Movimento, por exemplo, buscamos várias fontes de estudo e teóricos que abordam o assunto e organizamos a pauta que contempla como atividade permanente leitura de aprofundamento, atividade reflexiva, video ilustrativo, oficina e atividades complementares de  aplicação em sala de aula.
Sendo professoras, obviamente sabemos como funciona uma rotina em sala de aula, reconhecendo suas dificuldades e desafios. Porém, como afirma a missão da educação municipal, devemos atuar lançando mão de "práticas inovadoras", que respeitem a maturidade biológica das crianças, desafiando-as e atendendo suas necessidades.
"O professor autoritário, o professor silencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca."
Paulo Freire

Um comentário:

  1. Olá,gostei muito da sua postagem, sou professora estou escrevendo meu trabalho de conclusão sobre formação docente, quero saber como os professores buscam sua formação, caso tenha alguma leitura p me indicar desde já agradeço. Talita

    ResponderExcluir