PLANO DE ENSINO
O Planejamento do Ensino tem como principal função garantir a coerência entre as atividades que o professor faz com seus alunos e as aprendizagens que pretende proporcionar a eles.
Assinale os itens cujos significados devem definir o Plano de Ensino de nossa escola:
( ) Processo de reflexão pedagógica.
( ) Atitude crítica diante do próprio trabalho.
( ) Mais uma atividade burocrática cumprida.
( ) Instrumento orientador do trabalho docente.
( ) Ação consciente, competente e crítica sobre a transformação da realidade discente.
( ) Seu cumprimento deve ser seguido a risca.
( ) Retomada, reconsideração, análise em busca de significado.
( ) Elaboração totalmente individual considerando serem as turmas, diferentes.
( ) Improvisação pedagógica refletida na ação diária.
( ) Adequado à realidade local, porém, desafiador do potencial da criança.
( ) Documento em que registra-se o trabalho de qualidade a ser desenvolvido durante o ano letivo.
( ) Ferramenta que subsidia a transformação da realidade quando é assumido pelo professor, coordenação e direção como meio para efetivar essa transformação.
Sugestões
( ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
( ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ingredientes para planejar
Para falarmos de planejamento – seja o da escola ou da sala de aula – é preciso, primeiramente, deixar claro entre o grupo algumas idéias:
• De que tipo de escola estamos falando? Que relações estabelecemos entre escola e sociedade?
• Qual o sentido social da profissão de educador, seja ele professor, coordenador, supervisor, diretor de escola, membro de equipe técnica ou de apoio?
De posse dessas informações, mãos à obra!
Preparei esta ficha para termos clareza do que realmente tinha intensão para o plano de ensino, evitando cair na pura cópia do plano de anos anteriores. Aconteceu que no dia anterior a este trabalho minha impressora não quis trabalhar. Portanto, dentre outras coisas que colaboraram para que a semana que eu tinha planejado não fosse como o imaginado, não consegui desenvolver esta atividade com as professoras. Mas pretendo trabalhá-la no HTPC.