Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


domingo, 4 de julho de 2010

Avaliação Processual

SÓ DESPERTA PAIXÃO DE APRENDER QUEM TEM PAIXÃO DE ENSINAR.
(Paulo Freire)

A prática faz de nós profissionais cada vez mais criteriosos em relação àquilo que acreditamos ser propício e necessário à qualidade do trabalho. Como para a E.I. não há Conselho de Ciclo e mesmo assim, já era prática da rede, a Secretaria instituiu a Avaliação Processual nos mesmos moldes do Conselho a fim de sistematizar a prática avaliativa como eixo central, estimulando o repensar de uma nova relação que deve ser estabelecida entre os profissionais e seu conteúdo de trabalho. Conseguimos reunir as professoras das Fases I e II, ponto a favor da integridade curricular. Relembrei os critérios inerentes à reunião, (ver Documentação Pedagógica) como sendo de suma importância para o rendimento da reunião. A participação foi intensa e apresentou picos de polêmica sobre a ação docente e situações complicadas de aprendizado. Fiquei satisfeita com o resultado e, embora o tempo tenha sido reduzido devido ao jogo (não gosto nem de lembrar!), a avaliação foi feita. Saliento que a frase com que iniciei esta postagem é procedente: o professor que considera mais as características positivas da criança do que as negativas certamente colhe os frutos com mais rapidez. Vale lembrar que a maturidade da criança não pode ser esquecida, e, além disso, que a criança de Fase II está prestes a ir para o fundamental e, caso estude com um professor insensato, ficará sentado cinco horas apenas refetindo sobre a escrita e fazendo continhas. Portanto, a hora é agora! Deixe a criança ser feliz brincando, desenhando...! Como afirma a Bíblia, para cada dia basta o seu mal.

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